Breve historial do Agrupamento 468 de S. Tiago de Cambeses

O Agrupamento 468 de S. Tiago de Cambeses nasceu da vontade de 4 pessoas, em 24 de agosto de 1975.

Inicialmente designado por grupo 170 e constituído por 21 Elementos divididos em 3 Patrulhas – Pavão, Cuco e Águia – e 4 Dirigentes, esta formação só mais tarde, em 1976 com a formação da Alcateia, deu origem ao, ainda hoje, Agrupamento 468 do Corpo Nacional de Escutas.

O primeiro Chefe de Grupo foi António Rafael Silva, que mais tarde foi também o primeiro Chefe de Agrupamento, tendo como assistente o Padre Manuel Martins, tesoureiro Camilo Araújo dos Santos e secretário Domingos Vieira de Araújo, sendo estes os fundadores. Aquando da formação da Alcateia, Piedade Barros foi a primeira Aquelá do Agrupamento. Em 1978 abre o Clã 32, que teve como primeiro responsável Agostinho Carvalho, na mesma data é fundada a secção de Seniores, hoje Pioneiros.

A partir daqui o Agrupamento entra em franco desenvolvimento, com atividades capazes de cativar os jovens que aderem ao movimento de Baden-Powell.

O Agrupamento tem colaborado ao longo dos seus 38 anos de existência com as várias entidades e movimentos da freguesia, e no plano escutista tem desenvolvido o seu trabalho em estreita relação com o Núcleo de Barcelos e Região de Braga do C.N.E.

Atualmente, o Agrupamento é constituído por 86 Elementos distribuídos pelas 4 Secções e 15 Dirigentes.

O Agrupamento 468 de S. Tiago de Cambeses, fiel ao ideal de B.P., vai continuar o trabalho de formação dos jovens e cidadãos, que esteve na base da sua formação.

Este foi o desígnio que os vários dirigentes seguiram na sua passagem pela chefia do Agrupamento. Depois de António Rafael Silva, passaram pela chefia do Agrupamento, Camilo Araújo dos Santos, Isidro Seixas da Cunha, Joaquim Ribeiro da Silva, Sérgio Paulo Carvalho Pinto, sendo que o atual Chefe de Agrupamento é Vítor Manuel Carvalho Rodrigues.